domingo, 6 de julho de 2014

REGRAS PARA O BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE


Em primeiro lugar, vamos falar sobre atendimento ao cliente, pois a esteticista vai trabalhar diretamente com o público e saber se relacionar bem com o cliente e as situações diárias (boas e ruins), é de fundamental importância para o sucesso profissional e qualidade na prestação dos serviços oferecidos!
Para o melhor entendimento desta relação profissional-cliente, irei disponibilizar aqui o texto de Thomaz de Aquino disponível em http://www.rota232.com.br/8-regras-para-um-bom-atendimento-ao-cliente/






8 regras para um bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Você pode fazer promoções, abaixar os preços ou diversificar os produtos, mas se você não conseguir fazer os seus clientes voltarem, a sua empresa não vai gerar lucro por muito tempo. Atendimento de qualidade é aquele que deixa o cliente feliz e com vontade de voltar.
Quem é bom de vendas é capaz de vender qualquer coisa para alguém uma vez, mas é a política de atendimento ao cliente adotada pela empresa que irá determinar se os clientes vão comprar outra vez, ou não. A colunista Susan Ward, do portal norte-americano About.com, preparou uma lista de regras simples que vão ajudar a sua empresa a oferecer um atendimento ao cliente que certamente irá fazer a diferença entre a sua empresa e a concorrência.
Os oito passos
Um dos segredos de um atendimento de qualidade é estabelecer um relacionamento com seus clientes, mas um relacionamento que pareça vantajoso. Mas como fazer isso? Certifique-se de que sua empresa está seguindo estas regras simples, e você verá o resultado.



1. Atenda o telefone
Se você não está perto da telefone, selecione alguém para fazer isso. Em último caso, utilize o serviço de “call forward”, que automaticamente transfere as ligações de um telefone para outro. Ligações não atendidas podem ser oportunidades de vendas perdidas. Quem liga está sempre esperando falar com alguém, e não encontrar sempre uma mensagem gravada.
2. Não prometa o que não pode cumprir
Confiança é uma das chaves para a fidelização e um bom relacionamento com o cliente. Ele precisa saber que pode confiar no que você e sua empresa prometem. Isso envolve não só a qualidade do produto, mas prazos de entrega, formas de pagamento, etc.
3. Escute com atenção seus clientes
Não há nada mais frustrante que perceber que o seu interlocutor não estava prestando atenção ao que você dizia, certo? Pois isso se aplica também ao atendimento ao cliente. Deixe o cliente falar a vontade e mostre que você está ouvindo, fazendo comentários sobre o que é dito. Faça perguntas complementares e sugira soluções.
4. Saiba lidar com as reclamações
Ninguém gosta de ouvir reclamações, mas se você der atenção a quem reclama, certamente você tem muito mais chances de satisfazer o cliente descontente, e aumentar a possibilidade de que ele volte. Escute e tente solucionar o problema.



5. Seja prestativo – mesmo que não haja ganho imediato com isso
Quando você mostra vontade de ajudar, sem interesse em ganhar alguma coisa em troca imediatamente, é muito mais fácil conquistar as pessoas. Clientes tendem a voltar a estabelecimentos onde eles sentem que os vendedores não estão tentando agradar simplesmente para conseguir uma venda naquele momento, mas onde percebem que o bom atendimento é uma prática constante na empresa.



6. Treine seus funcionários para serem sempre prestativos, atenciosos e bem informados
Você mesmo pode fazer isso, ou contratar alguém com experiência em treinamento de pessoal. Fale com os vendedores regularmente sobre bom atendimento e o que isso significa. Tão importante quanto isso é sempre oferecer informação sobre produtos e serviços para que eles estejam sempre preparados para responder às perguntas dos clientes.
7. Vá um passo além
Se alguém entra em sua loja e pergunta se você pode ajudar a encontrar algo, não diga nunca “está logo ali”, e continue o que estava fazendo. Acompanhe o cliente até o local e enquanto isso vá conversando e perguntando sobre o que mais ele precisa. Se você quer atender bem, esse é o caminho.
8. Faça alguma coisa extra
Pode ser um cupom de desconto, informações adicionais dobfre o produto ou serviço, e como usá-lo, ou simplesmente sorrisos. Faça mais do que é esperado de você. Pequenos gestos como esses causam uma ótima impressão nos clientes e aumentam significativamente as chances de retorno.
Seguindo essas regras simples, seu negócio ficará conhecido como exemplo de atendimento de qualidade ao cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário